Você sabe o que é ansiedade, suas causas e tratamentos mais comuns?
A ansiedade tornou-se um dos problemas psicológicos que mais afetam adultos e jovens atualmente, como já disse em outro momento o Brasil está no topo desse ranking. Fatores cotidianos que todos enfrentamos podem causar e piorar esse quadro.
Assim como o estresse, a ansiedade é, de certo modo, a resposta do corpo ao perigo.
Todos nós experimentamos ansiedade de uma forma ou de outra.
Ao contrário da ansiedade normal que sentimos às vésperas de uma prova ou reunião importante, existe a ansiedade patológica - que por sua vez é um transtorno mental grave que, se não for tratado, pode desencadear graves ataques de pânico.
Por outro lado, é preciso ressaltar que a ansiedade não é apenas um fenômeno patológico, mas também existe no ciclo da vida humana, incluindo algumas fases do desenvolvimento. É o que chamamos da ansiedade boa, pois ela nos ajuda.
Em algum momento da vida, todo mundo se sente um pouco nervoso e ansioso. No entanto, para algumas pessoas, a ansiedade é uma ocorrência mais comum ou mais intensa, que interfere no curso normal da vida.
Nesse caso, esses indivíduos podem ter um transtorno de ansiedade, uma condição grave que se manifesta de várias maneiras e requer tratamento.
Muitas pessoas procuram aconselhamento com sintomas de ansiedade como sua queixa principal para justificar toda a dor psicológica que estão enfrentando. É nesse momento que muitas vezes encontramos pessoas em depressão e outros quadros desafiadores.
Como já disse, a ansiedade é importante para o ser humano porque faz parte de sua resposta natural a situações perigosas, é um instinto que nos impulsiona.
As sensações emocionais e físicas que a ansiedade desencadeia dispensam a dose de hormônios que o próprio corpo produz. No entanto, um desequilíbrio desses sentimentos pode levar a vários tipos de ansiedade e distúrbios que impedem as pessoas de se sentirem confiantes.
Alguns pacientes chegam ao atendimento terapêutico dizendo que estavam muito ansiosos e não sabiam o que fazer. Outros apenas dizem que não sabem o que têm - o que acaba por ser ansiedade.
Estar ansioso ou ansiosa pode ser muito sugestivo. Existem muitas razões pelas quais uma pessoa pode cair na ansiedade. Pode ser um momento vivenciado pelo paciente, ou pode ser uma característica de sua personalidade. Em ambos os casos, o trabalho terapêutico está disponível e com certeza vai ajudar muito.
"Reconhecer e aceitar o problema ajuda a eliminar a causa."
Quer saber se a Ansiedade está lhe prejudicando? Faça o teste. Ansiedade ou Estresse?
Trata-se de um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo essa uma tradução livre. (Foi usado apenas uma parte do teste, perguntas relacionadas a Ansiedade e Estresse.)
(O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse.
Responda o teste baseado nos seus sentimentos da sua última semana.
"Eu ajudo pessoas, a se ajudarem."
Valéria Alves