As metas ajudam pessoas a chegar ao que elas desejam. Por isso, defini-las é importante para que se saiba exatamente o que deve fazer para alcançá-las.
Antes que possamos estabelecer metas nós passamos pelo processo do sonho, que é um momento da imaginação, da fantasia, do desejo de ser o que não se é, de ter o que não se tem, de conhecer lugares que não se conhece, de conquistar algo que lhe agrade e uma infinidade de outros sonhos e devaneios.
Quando conseguimos sair desse estado de sonho onde tudo pode e tudo acontece, começamos o processo de escolhas do que realmente é o nosso desejo. Aquilo que almejamos com muita força e vontade, aquilo que começa nos alimentar todos os dias como uma energia que nos move em direção ao nosso propósito.
É nesse momento que definimos o nosso objetivo. Eles podem ser inúmeros como: um novo emprego, uma casa, um carro maravilhoso, a viagem para Europa, um companheiro(a), um milhão de euros, filhos, uma nova faculdade e assim por diante. Esse objetivo pode ser pessoal, pode envolver a família, pode ser material, pode ser de cunho emocional e por aí afora.
Chega o momento da clareza, de entender exatamente o que se quer, onde se quer chegar. Pensando nisso é hora de detalhar o seu objetivo e estipular um tempo para que você possa realmente atingir esse objetivo. Todas as vezes que não mensuramos as nossas metas acabamos por nos cansar e assim vamos nos desviando do caminho sem saber ultrapassar os obstáculos que com certeza estarão no nosso caminho.
Passando a fase de estabelecer o nosso objetivo, começamos a fase de detalhar esse objetivo o máximo possível. Mensurar um tempo para realizá-lo, e aí sim estaremos prontos para iniciar o nosso projeto.
Quando definimos as etapas, as formas de realização, os caminhos, deixamos de ficar somente na imaginação, na fantasia do sonho e damos o primeiro passo para o objetivo final.
Dar o primeiro passo não significa esperar todo o seu projeto estar impecavelmente preparado, passo a passo, ter todas as respostas para as dúvidas que vão surgir, estar completamente seguro de tudo o que vai acontecer. Isso é controle sobre tudo, mas não devemos esquecer que nem sempre estamos no comando. Significa sim que você sabe o que realmente quer e definiu metas/caminhos para chegar aonde quer.
Os obstáculos vão surgir com certeza e nesse momento é a hora de aplicar a sabedoria das águas que vão contornando todos os obstáculos.
Vou deixar aqui uma fábula que pode ilustrar bem a nossa vida real.
Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e? tudo se desarrumava de novo.
Então ele começou a ficar desanimado e pensou: "jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas!". Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco.
Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local aonde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.
Um passo de cada vez com alegria e confiança.
Valéria Alves