Estar ansioso o que comer, ou não comer?

 
Estar ansioso o que comer, ou não comer? Estar ansioso o que comer, ou não comer?

Mesmo as pessoas mais saudáveis ??às vezes podem perder o apetite por motivos emocionais. A dor profunda de uma perda, um trauma entre outros. Porém, existe uma ansiedade que pode nos levar a comer compulsivamente, mesmo em pessoas saudáveis. 

Se procurarmos um elemento comum nesses casos, muito provavelmente o encontraremos: a dúvida. O que acontece? Serei aprovado? Isso será resolvido? Vou conseguir fazer tal coisa? Centenas de situações que geram ansiedade, mas com contexto incerto. Um estado que parece passar mais rápido ou dói menos é comer. Sentimos um falso alívio ao comer, muitas vezes é um comer compulsivo.


Nem todos os alimentos aliviam essa ansiedade. Os alimentos ingeridos pelos "ansiosos" geralmente são ricos em calorias, ricos em carboidratos (doces ou salgados) ou gordura. E quase sempre muito gostoso. Oferecendo um bem estar momentâneo e a vontade de ter mais e mais desse bem estar através da comida.


Quando nossos hábitos e comportamentos relacionados à alimentação são regidos por emoções, neste caso a ansiedade, podemos falar de alimentação emocional. No entanto, essas rotinas também são influenciadas por outras emoções, como a tristeza.

Nesses casos, a pessoa não está comendo por fome ou necessidade física, mas para satisfazer uma necessidade emocional. 

Comer é um ato que libera uma enxurrada de neurotransmissores, como a dopamina, que nos fazem sentir bem. Assim, embora os sentimentos de culpa possam surgir mais tarde, a recompensa e a sensação imediata de bem-estar ajudam a reduzir a ansiedade.


Como já disse em outro momento a Ansiedade faz parte da nossa vida e até nos ajuda, nos coloca em movimento, mas quando em desequilíbrio pode nos causar grandes transtornos.


Enquanto você ainda não tomou a decisão de aceitar essa Ansiedade e buscar ajuda, para poder controlá-la, o melhor é fazer uso de alimentos saudáveis evitando assim um desequilíbrio maior em seu corpo.


Segue uma receita muito simples para você fazer, saudável e com certeza vai saciar a sua vontade de comer um docinho.


E para você que gosta de comer mais coisas salgadas vou deixar também um receitinha bem fácil.


Valéria Alves

"Ajudo pessoas a se ajudarem."


Barrinha Cheia de Energia


Ingredientes:

? 1 xícara (chá) de tâmaras sem caroço

? 1 xícara (chá) de castanha da sua preferência - (Castanha do Pará, amêndoas, nozes)

? 1 xícara (chá) de frutas secas

Modo de fazer:

? Processe tudo até formar uma massa, finalize a consistência com as mãos

? Abra em cima de papel manteiga

Leve ao refrigerador, corte e pronto. É só saborear!

Você pode se quiser colocar essa massa em uma refratária, abrir a massa numa espessura de até 2cm e cobrir com chocolate derretido. Use chocolate 70% cacau, leve ao refrigerador e depois corte em quadradinhos.



MASSA PARA EMPADINHA


Ingredientes:

1 xícara de farinha de arroz 

1 colher de sopa de manteiga de coco ou banha de porco (em temperatura ambiente) 

1 ovo Sal a gosto


Modo de preparar:

Em uma tigela, adicione a farinha de arroz, a manteiga de coco, o ovo e o sal. Vá misturando a massa com as mãos até ficar homogênea e desgrudar das mãos. Forre a forma de empadinha (não precisa untar) e coloque o recheio de sua preferência. Reserve um pouco da massa para cobrir a empadinha. Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 10 a 15 minutos, ou até ficar douradinha. Sirva ainda morninha.

Sugestão de recheio: 

Queijo Feta com milho, cenoura e alho porró. Refogue rapidamente a cenoura, alho porró e o milho com os temperos de sua preferência. Quando estiver pronto amasse o queijo Feta, misture tudo, deixe esfriar, recheie as empadas e coloque para assar.




Categories
#Alimentação Saudável

Atendimento

(11) 99900-6762  

+351 915 344 715  

Acompanhe nas Mídias


Receba nossa Newsletter


2021 © Valéria Alves - Site Desenvolvido pela Twdata