A perturbação da ansiedade generalizada é progressiva: sem tratamento eficaz, vai piorando, especialmente em situações de stress acrescido. Com alguma frequência, a situação é complicada com a presença simultânea de outras perturbações igualmente do foro psicológico/psiquiátrico; as companhias indesejáveis mais frequentes são: perturbações depressivas, perturbação do pânico, perturbações pela utilização de substâncias, e situações globalmente médicas associadas a stress, como o síndrome do cólon irritável.
O termo "ansiedade" tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.
Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender a ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.
É comum encontrar pessoas que ficam paralisadas quando o grau de ansiedade está muito elevado, trazendo sintomas que vão desde a falta de ar, taquicardia, pânico e paralisação física. Essa paralisação pode deixar a pessoa em estado de sonolência, desânimo como se estivesse doente querendo somente ficar na cama.
Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.
A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.
Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade:
- Medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica)
- Psicoterapia com Terapeuta, Psicólogo ou médico psiquiatra.
- Combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).
A maior parte das pessoas com ansiedade começa a se sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um longo prazo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos.
Em todo o processo de cura, a vontade, o envolvimento e comprometimento do indivíduo é fundamental!
Exercício:
Visualização - (leia o exercício antes de praticá-lo).
Você consegue mentalizar? Sente-se confortavelmente, feche os olhos e respire 3 vezes profundamente.
Imagine o lugar que você está, seu quarto, sala ou outro cômodo qualquer, mentalize os móveis e objetos que você sabe que tem ao redor.
Agora imagine você indo até a cozinha, abrindo a geladeira, pegando um limão e levando para a pia.
Faça uma limonada, olhe para o copo e beba o suco.
Sinta o sabor amargo, misturado com o doce.
Volte para o local onde está sentado(a) respire profundamente e abra os olhos.
Viva o presente, mude seus pensamentos e viva melhor!
Valéria Alves
"Eu ajudo pessoas a se ajudarem"